Era uma vez uma futura maratonista com um sonho muito distante de completar os 42.195 km. Tudo começou em 2008 com uma vontade de mudar de vida e transformar lazer em benefício estético e psicológico. As pequenas corridas foram completadas e os objetivos sempre aumentando. Em julho de 2010 tudo mudou, virei maratonista e comecei a sonhar com as ultras distâncias. Em julho de 2012 virei oficialmente Ultra e agora planejo futuras distâncias que me desafiem cada vez mais. Me descobri desesperadoramente apaixonada por km's.

Agora tenho o ano de 2013 inteiro para fazer o que for preciso para quem sabe ser aceita na BR 135 Solo em 2014. Trabalha e Confia!


Carrego no peito as medalhas e na memória os melhores momentos da minha vida.

Próximos desafios:

03 de Novembro de 2013 - Maratona

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maratona de Porto Alegre 2011

E vamos lá para segunda maratona... Fui parar em Porto Alegre em busca de diversão, tentar melhorar meu tempo e me firmar um pouco mais como maratonista.
Assim que chegamos na sexta-feira a temperatura começou a aumentar. No sabado tive informações que a temperatura poderia chegar a 30 graus. É não dava para contar com o tempo frio então tentei não pensar nisso. Estava com uma galera legal e a familia toda reunida. Encontramos amigos e nos reunimos em lugares legais.

Agora vamos lá, domingão, dia 23 de maio e 42.195 metros pela frente. Confesso que confessei para o professor minutos antes da prova que queria muito adiar mais uma semaninha. Mas não dá né? eu sei... foi só uma draminha básico.

Bem, já na largada vi que tinha pouco mais que 200 mulheres na largada, me assustei!!! Mulherada, maratona não mata, vamos lá participar! Quando dei por mim a largada foi dada, o pace da minha prova seria 6:30 e a mulherada disparou logo no inicio... gente, que loucura, bateu um desespero. Largamos 15 minutos antes dos homens e não tinha uma mulher atrás de mim, estavam todas a frente - TUDO começou aqui. Respirei e abstrai o fato de estar por último, porque isso durou apenas 15 minutos. Depois os homens começaram a passar como uns loucos por mim.

Todo o percurso na minha cabeça era para ser plano, mas não foi. A altimetria me matou, subia e descia pequenas ladeiras a todo o instante.

O clima era para ser frio, mas foi quente, muito quente. Com 3 horas de prova a temperatura passava de 25 graus. Mas para mim, a altimetria ainda parecia a pior arte já que não contava com ela.

Corri bem a primeira metade apesar disso, terminei os 21 km com 2:13, fiz uns cálculos básicos e vi que poderia ficar abaixo de 4:30. Mas meu joelho que já tinha reclamdo no km 12, começou a gritar de dor, aí lembrei de uma palestra que assisti no sábado onde disseram que a dor vem, mas pode sumir, então sai fora dor. Mas diminui um pouco o pace para não me arrebentar... as ladeirinhas continuaram, no km 30 ganhei uma batatinha da assessoria Run & fun de SP (valeu Daniel), tava bem salgadinha, foi bom que tirou o gosto doce do carb up (enjoei dessa porqueira, vou ter que mudar de marca). Tá, depois do km 30 vieram os 2 kms mais longos da prova, não virava 32 nunca... a maioria do pessoal que eu ultrapassava estava andando nesta etapa, se você não tiver cabeça se arrebenta.

Aqui a coisa estava preta, tão preta que tive vontade de desistir, só não fiz isso porque tinha sido caro chegar até aqui. Para melhorar resolvi fazer a prova de 100 em 100 metros, alem de contar os postes de iluminação. Sério na minha cabeça eu ficava só assim - só mais 100 metros katryny, vamos lá, só mais 100. E assim eu consegui chegar no 38, sempre quando falta 4 km minha cabeça melhora, aí foi só correr para o abraço.

Consegui terminar a prova em 4:37:53 - 16 minutos a menos que a primeira. Não chorei, mas vibrei como nunca. Digamos que a primeira maratona foi na base setimental, uma vontade de ser maratonista maior do que tudo. E a segunda foi raça, foi pedreira, a vibração foi saber que mesmo com o excelente resultado do ano passado eu poderia melhorar ainda mais meu tempo. A chegada foi sensacional. Depois que acaba você pensa, valeu cada minuto de dor!!! É melhor valer mesmo porque ela perdura uns 5 dias rs.

Fazendo um balanço geral, a do Rio foi mais gostosa, mais tranquila já que eu não tinha compromisso de tempo, só queria chegar correndo, o clima também estava mais fresco. Essa aqui eu fui minha pior adversária, queria diminuir meu tempo, mas não sabia que isso poderia doer. Doeu e foi bom, se fosse fácil eu não estava nesta.
Confesso também que vi muita gente no sul correndo de bermuda de bunda (aquela do ciclismo) e como semana que vem tem o iron man de Floripa me deu uma vontadeee de fazer um (vontade dá e passa??? tomara, porque nao tenho juizo)...

Medalha no peito e na lembrança o grito de uma senhora no final do percurso - DEPOIS DE UMA MARATONA VOCÊ PODE TUDO!!! E não é que as vezes me pego pensando nisso, ter medo do que e porque?

Valeu amigos blogueiros pela torcida, também terminei a prova pensando em vocês, nao podia fazer feio né??
Ingrid, nao te encontrei :(
Encontrei os amigos Baleias (que sempre deixam a prova mais bonita), o Júlio Pernanbucano que deixa a prova mais vibrante e a Lia. É bom encontrar amigos.

Ahh não poderia deixar de colocar aqui a torcida do hotel, que antes de sair ao inves de me desejar boa sorte, me desejaram Sucesso!!! Me ensinaram que boa sorte é para os incompetentes, aprendeu?? gostei disso, o duro é mudar o hábito.

antes da prova - aqui o grande azarão do dia, papai que foi para correr 21 km, acabou fazendo 42.298 metros em 3:57 sem treinar mais que 18 kms. SENSACIONAL!!! roubou a cena.



depois da prova



medalha no peito

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Operação Portuga

Semana passada dois amigos foram a SP assistir uma palestra sobre o livro Operação Portuga, devido ao meu estado civil, não pude rs.
Mas em compensação ganhei o livro super autografado pelo Portuga e pelo Sérgio Xavier. O livro me estimulou desde o autógrafo até a última página. Valeu Ruy, pelo convite, você só tem amigo fera :)
Como sou comedora de livro, li em menos de dois dias... isso porque eu ainda dei uma enrolada para o livro durar mais.

Já no autógrafo, uma profecia de uma maratona sub 3h rs. Ainda bem que sonhar não custa nada. Não tenho muita essa coisa de tempo não, mas é claro que se conseguisse melhorar meu tempo os treinos seriam um pouco menos desgastante. No livro eu ri, chorei, me emocionei e o mais legal, sai diferente!

Não quero bitolar porque tenho uma grande família e bons amigos que não quero perder. Mas acho que dedicação e projeção de resultado fazem sim diferença para uma performance que te agrade.
A competição com o outro não me estimula (não gosto de perder) mas a competição comigo mesma me move. Quero ser diferente do que sou hoje sempre, e para melhor.





---------------------->>>>

Operação Portuga - Cinco Homens e um Recorde a Ser Batido

Este não é um livro sobre corrida, embora se passe entre treinos e competições. É sobre gente. Na verdade, um tipo muito especial de gente. O esporte é o pano de fundo, mas o que está em jogo é muito mais do que isso. São histórias de competição, superação e camaradagem. Em outubro de 2006, o empresário Amílcar Lopes Jr., o Portuga, realizou um feito memorável ao completar a Maratona de Chicago em 2 horas 43 minutos e 50 segundos.

A marca, extraordinária para um amador, fez dele uma espécie de lenda no circuito dos corredores de rua de São Paulo. Desde aquele momento, Portuga se tornou o homem a ser batido. O circuito das maiores maratonas do mundo - Berlim, Boston, Chicago, Nova York e Paris - é o cenário ideal para a busca pelo recorde. Lelo, Guto e Tomás correm o mundo, literalmente, para derrubar o Portuga. A esse grupo junta-se mais tarde Felipe Wright e sua obsessão em terminar uma maratona abaixo de 3 horas. E ele chegou lá, com a ajuda de um amigo capaz de um gesto de pura e comovedora nobreza.

http://www.americanas.com.br/produto/7157180/livros/esportes/educacaofisica/livro-operacao-portuga-cinco-homens-e-um-recorde-a-ser-batido

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Penúltima Semana de Treinos - Maratona de POA

15/05 - domingo - Resolvi correr os 6 km de segunda hoje a noite. Estava me sentindo sei lá, como se estivesse sem correr a muito tempo. Foi muito bom, porque relaxei. Precisava!! Acabei encontrando com o prof's e pegando os toques finais para POA. Corri 6 km + caminhada de 1.6 km - altamente desestressante.
Coloquei tanto gelo no joelho de quase tive uma queimadura rs.

14/05 - sábado - Longuinho de 18 KM. Deu depressão rs... Vida cruel essa. Muito triste quando os treinos acabam, bate aquele desespero de falta de objetivo. Foi um treino tranquilo apesar de sentir o joelho lá pelo km 12 (gelo e glucosamina nele).

13/05 - sexta-feira - Dia de descanso. Depois do treino de ontem, dos compromissos, trabalho e etc digo que cansei. Fui dormir com uma dor gigante na panturrilha. Hoje quando acordei não conseguia sair da cama com dor muscular. O despertador tocou eu coloquei mais 5 minutinhos, quem sabe a dor melhora, não melhorou. Coloquei mais 5 minutinhos e nada. Mais 5 e nada e no quarto 5 minutinhos eu desisti e levantei. O que me levava a acreditar que com 5 minutinhos a minha panturrilha iria melhorar o que não melhorou em 6 horas de sono?
Agora meu bem levanta e vai trabalhar que o seu dia está apenas começando, até porque você sabe que essas dores são fruto das corridas bobamente disputadas essa semana né? aprendeu? dói né? - por isso que odeio competição, não sei brincar (genética é f***)

12/05 - quinta-feira - Treino ritmado - 2 km aquecimento - 2 km moderado (3X) alternando 1 km leve - 2 km desaquecimento. Não queria fazer porque estava com dor na panturrilha, inutilmente tentei convecer mais uma vez o profs que eu merecia fazer um treino leve, em vão sempre, claro.
Algo errado está acontecendo, de novo apostaram corrida comigo e eu prometi que não iria cair nessa. As pessoas não entendem que o treino ritmado derrepente você acelera e que eu não quero apostar corrida, meu treino que é assim. Hoje o moço não aguentou, veio me perguntar até onde eu iria e que iriamos juntos no mesmo ritmo (rsrsrssrsr) conheço essa estratégia (a pessoa fala isso quando já está capengando e não quer perder - Moço eu não estou apostando corrida). Expliquei pra ele o meu treino mas ele insistiu, beleza. Estragou o meu primeiro ritmo porque ele não parava de falar mais depois ele entrou na dança.
Acho que a terapia tem ajudado muito na corrida. Os dias são sempre os mesmo, terça e quinta vou para a terapia e depois corro para a corrida. As minhas sessões são sempre as terça e quintas e duram no máximo 20 minutos, saio de lá desorientada e doida para correr rs. Hoje descobri que tenho uma empresa de controladoria registrada e tudo mais, como autônoma na verdade. Controlo tudo que eu vejo, só me sinto bem controlando e programando. Minhas corridas são altamente programadas, controlo até o que eu vou sentir quando acabar, que loucura, não tente entender o que nem eu entendo.

11/05 - quarta-feira - Trabalho - Malhação - Trabalho - Corridex - 8 km de corrida leve. Bem era para ser leve, mas me desafiaram. Uma bundudinha (olha quem fala) me viu passando por ela e desandou a correr... a não, a não, a não... quer competir???? então tá... tchau baby, sai correndo que nem uma desembestada (estava parecendo o Ceará)... passei fácil, só que ai um louquinho achou que o negócio era com ele e saiu que nem uma carroça desembestada também, hahahaha, paramos só no final do calçadão... ele claro se matou e eu também. Quando chegou no final ele parou e me deu os parabéns (tão bobinho, tem que disputar com meus amigos papa léguas, não comigo que sou tartaruguinha quase voadora), só que eu ainda tinha mais 1 km para chegar em casa né. Promete Katryny que nunca mais faz isso?? promete??



10/05 - terça-feira - Intervalado de 6 tiros de 1 km com dois minutos de descanso. Fiquei tão feliz com esse treino porque na verdade já tinha desistido de ganhar velocidade, mas hoje eu vi uma luz no fim do túnel, fiz esse treino confortável chegando em um pace de 5 sendo que era para manter 5:30 - 5:40. O ultimo tiro a média foi de 5:18 (muito bom). Tenho sentido mais velocidade, não sei, algo mudou. Não sei nessa maratona consigo diminuir alguma coisa no meu tempo porque só agora pude perceber esse algo mais nos treinos. Foram 11,5 no total com um pace médio de 6:11.

09/05 - segunda-feira - Musculação, muita prancha (eca!) e alongamento de matar. Se tudo isso for para o meu bem, beleza, vamos sofrer. Deixei os 8 km de hoje para quarta. Troquei pela massagem ;)

Músicas da semana para o radinho - rodizio

John Legend - Green Light
Tikos Grove - I don't know what to do
Usher ft. Pitbull - Dj Got us fallin' in love
David Guetta ft. Rihanna - Who's that Chick (baby i just wanna dance, i don't really careee)
Justin Timberlake - Love Dealer
Pink - Raise your Glass (adoro as letras dessa louca)
Pink - F** Perfect
Marron 5 - Never Gonna Leave This Bed
Eagle Eye Cherry - Are you still Having fun
Eagle Eye Cherry - Save Tonight
Santana - Just Feel Better
John Mayer - Say
CPM22 - Vida ou Morte

Agora, vamos lá para parte impublicável desse negócio musical - tenho que colocar né, fazer o que se isso aqui é um registro pessoal.
Adicionei o Fiuk (blush)
Hori - Linda tão Linda (Fiuk tão gracinha rs)
e Fernando e Sorocaba - porque eu gosto disso? vamos lá, me ajuda, a culpa é dos meus pais??? meu irmão que passou, agora é assim, até ele que sempre foi roqueiro. E o pior não é que os bichinhos bombaram o meu treino de quarta e de quinta? Vamos timidamente colocar aqui então - A Casa Caiu - A louca - Bala de Prata - Celebridade - Delegada - Mais que uma madrugada - Paga pau - Da cor do pecado (ai aiii joga seu charme e vai embora) - Madri (voltaa logo pra SP ou eu vou pra Madri) - Chega por favor né, se você por acaso leu isso aqui, finge que passou batido e esqueça rs.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Treino Maratona de POA - Semana 17

É, eu achava que a missão estava cumprida. Mas ainda não.
Comecei essa semana assim ó - ACABOUUUUU, correr agora só por diversão, treinos diminuindo e que venha POA. Mas logo abriram meu olho para cumprir direitinho minhas planilhas que agora preciso treinar ritmo. Preciso mesmo? fala pra mim, eu preciso???

08/05 - domingo - Dia da mães. Uma homenagem especial a todas as mães corredores. Principalmente aquelas que tem filhos pequenos, trabalham fora, cuidam da casa, cuidam muito bem do marido e ainda conseguem treinar para Maratonas. Quero ser uma mãe assim quando eu crescer! Acho que a minha hora está chegando... #medo

07/05 - sábado - Corridinha de 25 KM, num tempo que já esqueci. Foi super tranquila, aliás tranquila até demais. Acho que tenho que me esforçar mais um pouquinho para melhorar meu tempo. Fiz 18 km um dia desses a noite ai achando que estava abalando e as papa léguas lá do grupo fizeram 18 km no sol de rachar com 15 minutos a menos que eu, tem que ter cabeça para não se abalar rs. Mas beleza, não quero virar fofão mesmo com o rosto caido, então vou tartarugar (boa desculpa para lerdar não? rs). Despois coloco os dados garminicos.

06/05 - sexta-feira - Descanso, descanso de treinos... 09 da noite, ainda estou no trabalho, preciso sair...
Jantarzinho com o Marido porque ele também merece meu tempo. Amanhã os treinos começam a desacelerar.

05/05 - quinta-feira - terapia, me viraram de cabeça para baixo, vou precisar de 3 dias para relaxar depois da sessão de hoje. Para começar a relaxar corridinha ritmada sozinha. 2 km de aquecimento, 2 km moderado, 1 km leve, 2 km moderado, 1 km leve, 2 km moderado, 1 km leve, 1 km de arrefecimento.
Melhor treino ritmado que já fiz. 12 km em 1:16 (achei bom). suei, suei, suei.
Segredo: acho que não quero fazer mais terapia não. Sei lá, impublicável. Prefiro só correr mesmo.

04/05 - quarta-feira - Humm surpresas na malhação. Voltei a fazer personnal, eu e mami's para rachar os custos. Amo a minha professora antiga, mas ficamos 5 anos juntas, agora quero ver na visão de um professor como funciona, não tente entender, é coisa de maluco. Hoje a aula foi tranquila, muitos abdominais que estava sentindo falta, malhar sozinha é o mesmo que cabular abdominais.

03/05 - terça-feira - Não deu pra fazer o intervalado claro. Estava um bagaço dos 101 km's da semana pasada. Fiquei com os miseres 10 km mesmo. Foi o máximo que pude, tomei esporro claro, até aí tô acostumada rs.

02/05 - segunda-feira - Pensa num dia perfeito. Feriado em VIX. Acordei relativamente cedo. Fui a praia que mais gosto mega vazia. Caminhei na areia, dei muitos mergulhos no mar, li meu livro debaixo da castanheira. E a noite dei aquela corrinha perfeita de 8 KM. Depois ainda fui no Bullyzinho com amigos queridos. Pronto, pode começar a semana que está tudoo bem.

Fala sério, olha minha toalha ali. Isso por acaso teria alguma chance de ser um dia ruim?? tô preta!!! rs - PERACANGA - GUARAPARI



Final da Semana 16
Total da semana 16 - 81 km - demais hein?
Mas se pensar que eu fiz o longão de sábado passado a noite e deste sábado de dia, em uma semana foram 101, sacou??? só eu saquei, ninguém acreditou. Missão comprida.

No sábado dia 30/04 ralei, rs. Longão de 34 km. Sai de casa muito feliz, não faz idéia. Os treinos de sábado são os melhores. Já na sexta a noite minha motivação é fenomenal. Acho que eu corro para isso, para fazer longão. Isso não quer dizer que eu não sofra, eu sofro. Não quer dizer que eu tenha vontade de parar, eu tenho. Mas os primeiros 10 km's e os últimos 4 km's do longão produzem em mim algo inexplicável, sensação indescritível. Só existe uma coisa melhor que isso. Corri os 34 bem, sofri, dei risada sozinha, cantei e lembrei os Tarahumaras (pretensão a minha rs). Na parte do sofrimento por azar ou sorte estava quase parando e meu prof's passou correndo do meu lado e me perguntou se estava tudo bem, disse que não, que sentia um pouco o joelho e se dava pra dar uma descansadinha (pra que que eu pergunto isso??? me diz pra que????) Ela já longe, gritou e perguntou se eu não queria um step... hummm, fingi que não entendi e continue correndo pra terminar no mar. Thanks God pelo mar. 34 KM - 3:58:17 - 2146 caloria (se queima calorica emagrace, comigo engorda... essas calorias são terriveis, elas ficam grudadas na minha roupa e não me largam, shit!

Na quinta-feira dia 28/04 fiz os melhores 18 km m treinos da minha vida com uma puta chuva e o calçadão vazio. Fiquei orgulhosa de mim mesmo. A chuva estava gelada. Tudo gelado, e eu sai assim mesmo. No inicio pude contar com mamai's mas os últimos 8 km ali estava eu, alone no mundo rs. 1:57:57