Era uma vez uma futura maratonista com um sonho muito distante de completar os 42.195 km. Tudo começou em 2008 com uma vontade de mudar de vida e transformar lazer em benefício estético e psicológico. As pequenas corridas foram completadas e os objetivos sempre aumentando. Em julho de 2010 tudo mudou, virei maratonista e comecei a sonhar com as ultras distâncias. Em julho de 2012 virei oficialmente Ultra e agora planejo futuras distâncias que me desafiem cada vez mais. Me descobri desesperadoramente apaixonada por km's.

Agora tenho o ano de 2013 inteiro para fazer o que for preciso para quem sabe ser aceita na BR 135 Solo em 2014. Trabalha e Confia!


Carrego no peito as medalhas e na memória os melhores momentos da minha vida.

Próximos desafios:

03 de Novembro de 2013 - Maratona

terça-feira, 29 de junho de 2010

Treino Maratona - Faltam 3 semanas

Faltam 3 semanas, e eu??? queria que fosse amanhã, assim eu já saberia logo o resultado.

KM'S da semana: 8 + 12,5 + 16 + 25 + 1,2 + 6,3 = 69

04/07 - domingo - Estou enganada ou na minha planilha constava apenas 6 KM? Achei que esse dia nunca fosse chegar rs. Fui feliz da vida no fim de tarde fazer aquele treino relax. Sai com o marido que correu uns 2 KM e depois encontrei a Melissa que correu mais uns 4 KM comigo. Treinar em cidade pequena é bom por isso, sempre tem companhia mesmo se não combinar.
A noite achei que estava indo ao cinema e acabei parando no Outback, ui. Será que peguei leve? acho que sim. Odeio esses registros dedo duro.

03/07 - sabado - Que chuva!!! Acordei as 6h da manha com um temporal do lado de fora (acordei não né, só levantei da cama). Esse tempinho não me assusta, mas sabe quando você olha pra rua, não ve ninguem e se pergunta se está realmente fazendo a coisa certa naquela hora rs. Então, sai de casa correndo até a academia (1.250 metros) - tentei calcular um tempo que chegasse lá e já saisse correndo para aproveitar a quilometragem. Mas o professor deu uma enroladinha, eu esfriei, e quando eu perguntei se poderia incluir aquele km em meu longão ele disse que não (já sabia a resposta né, eu só perguntei por perguntar). Fomos então para os 25 de hoje e sem música para não estragar mais um radinho. Não posso dizer que foi tranquilo tranquilo não, mas posso acrescentar que já me acostumei com as dores na perna. Lá pelo km 18 senti o joelho, pensei em parar, mas aí vi o Ruy no caminho e corri uns 2,5 km com ele (conversar ajuda o tempo a passar rápido) e depois encontrei o Gilmar e corri mais 1 KM com ele. Resumo da opera quando dei por mim já estava acabando e doida para tomar um Gatorade de Tangerina (Melhor bebida do mundo seguida pela água de côco).
25 KM, pace de 6:54, 1600 calorias, 2h52:35 (meu melhor tempos nos 25 km, 4 minutos a menos que o mais rápido, acho que estou progredindo)

P.s: lembrei que tinha um Arcoxia em casa. Tomei para a dor no joelho. Será que posso levar no dia da corrida e tomar se precisar?? hein?? hein??



02/07 - sexta-feira - Como é dificil escrever logo após a derrota do Brasil para a Holanda. Estava reclamando antes que esses jogos são mais calóricos que festas de fim de ano (graças aos churrascos, salgadinhos, etc) mas isso não significa que precisava acabar agora correto? eu nem estava lugando tanto de correr após os jogos :(
Mas, já que a esperança do Hexa já morreu, vamos contar com aquilo que só depende de mim e da saúde que Deus me deu.
Rumo a Maratona!!! Vai Katryny!!!
Dia de Descanso.

01/07 - quinta-feira - A semana está voando. Mal começou e amanhã já é sexta. Espero que o fim de semana também não passe assim.
Hoje o treino foi de rodagem - 15 Km. Até que estava animadinha para tanto e no meio do caminho ainda encontrei o Gilmar e corri com ele uns 8 KM num pace de 6:11 (quase um intervalado rs) com direito a subida da Vale. Quando continuei sozinha diminui um pouco o ritmo e senti os joelhos quando estava quase terminando (já percebi que isso é normal) cheguei a pensar que estava fazendo um marcha atlética de tão estranho que estava minha passada. No final da história fiquei feliz com o meu tempo de 1h39, pace de 6:38 e quase mil calorias para o espaço (ahh se só isso me fizesse perder peso rs). Esse foi o meu pace dos ultimos 16 Km que fiz no ano passado na Corrida da Garoto e espero esse ano melhorar.

Obs especial do dia: Por um segundo hoje pensei que iria conseguir sumir com todos os chatos e as pessoas mal humoradas que rodam minha vida, mas aí refleti direitinho e percebi que seria necessário sumir desse mundo. Então deixa os chatinhos por aqui mesmo que a gente vai levando com bom humor. É melhor do que sumir, não é mesmo? :)

30/06 - quarta-feira - Malhação na hora do almoço. Continuo malhando perna ai ai ai. Mas os professores sabem o que fazem né? eu espero e confio.
Aulinha boa, deu para cansar.
Ontem a noite minha pulseira Road ID chegou. Linda!!! amei!!! Pretinha básica com uma faixinha prata e todos os meus dados, depois posto a foto. Amanhã vou fazer um teste correndo com ela (tomara que não me sufoque rs).

29/06 - terça-feira - Acordei mais confiante, o que foi feito, foi feito. Agora é saber que pelo menos 32 KM estão garantidos rsrs.
Acho que esse foi um dos melhores intervalados que fiz. Como estava cansada, comecei um pouco mais lento e depois acelarava, tentando sempre manter o pace abaixo de 5:40. Acho que o resultado foi bom!
Dia de intervalado de 6 tiros de 1,2 KM.
Tiro 1 - avg pace 5:58 - tempo 7:07
Tiro 2 - avg pace 5:57 - tempo 7:05
Tiro 3 - avg pace 5:45 - tempo 6:52
Tiro 4 - avg pace 5:34 - tempo 6:40
Tiro 5 - avg pace 5:24 - tempo 6:25
Tiro 6 - avg pace 5:24 - tempo 6:30
Tempo total: 1h18 - 12,5 KM -828 calorias - best pace 4:58

28/06 - segunda-feira - Jogo do Brasil, então sem malhação (substituida pelo trabalho) e uma corridinha após o jogo de 8 KM. Não quero que esse blog vire um muro de lamentações, mas putz, é inevitável. Juro, eu só fui correr porque tinha que escrever o meu treino aqui.
Estava com muito sono... quando cheguei do jogo eu cheguei a deitar na cama e levantar mais três vezes (naquela vou ou não vou). Aí lembrei também que na semana passada devido a todos os temores do joelho não tinha corrido como deveria, agora não poderia falhar. Então eu fui mesmo com muitos bebados na rua (até vuvuzelada no ouvido eu levei) e como sempre eu nunca me arrependo depois que chego, o duro é sempre começar. Fui sem relógio já que essa distância de 8 KM é fácil saber o percurso.

P.s: as minhas pernas ainda estão um pouco pesadas do treino dos 32 KM de sábado.

23 comentários:

E disse...

oi, katryny!

força! agora falta pouco!
e você vai ver a belezura que é correr uma maratona! é uma experiência inesquecível, maravilhosa, desafiar-se e vencer o desafio proposto!
você já é vitoriosa, porque treinou esse tempo todo! investiu tempo, determinação, disposição...
agora é só curtir os instantes que faltam até a hora da largada!
um dia o dia da largada chega, você vai ver!

bons treinos!!! e curta muito essa fase antes da prova! é muito legal!

Jorge Cerqueira disse...

Katriny vc disse que faltam 3 semanas para a maratona e queria que ela fosse amanhã, pois eu queria que fosse logo agora...kkk...Essa Maratona vai ser uma verdadeira festa, vou rever os amigos e conhecer novos amigo(a)s como vc...hehehe...Ahhh quer dizer que matou a aula de musculação por causa do jogo do Brasil né...vou lhe puxar a orelha...Olha sei que muitos querem que chegue logo o dia da Maratona, mais tenha cuidado com a ansiedade e principalmente para não se machucar...

Bons treinos e que venha a Maratona do Rio.

Bjs,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

FREE ATLETA disse...

Rumo a Maratona sem neuras guerreira !!!! kkkkk Bons treinos.

André disse...

Oi Katryny, parabéns pelo blog e sucesso em sua maratona. O que eu quero falar é sobre a ROADID. Você postou falano que a dta limite era dia 28/06, entao gostaria de saber se sua pulseira chegou. Comprei essa pulseira também, porém estou tendo problemas, pois ainda não chegou e já az muuuuuito tempo. Mais uma vez parabéns pelo blog e sucesso.

Katryny disse...

Oi Elis
obrigada pelos posts, são de muita importância :)
estou no aguardo deste dia tão especial
grande beijo

Katryny disse...

Puxa minha orelha não Jorge rsrsr
já tem uma galera puxando...
vamos nos ver lá com certeza, antes de começar a prova né, porque devo chegar algumas horas depois de vcs rsrs
beijos

Katryny disse...

Grande Joka, quando crescer quero ser guerreira igual a você rs
não consigo esquecer os 100 KM de cubatão rsrsr
bjos

Katryny disse...

Oi André
obrigada por acompanhar o blog, seja sempre muito bem vindo.
Eu acabei de receber minha pulseira. Me apaixonei rs linda!!!
Vou correr amanhã com ela, mas chegou direitinho, pode ficar tranquilo, manda um email para eles. A minha chegou no limite.
bjos

André disse...

Que bom saber que a sua chegou. Pois é, já mandei vários emails e eles tão resolvendo. Vou ficar na espera. Bons treinos e sucesso.

Katryny disse...

Espera que chega.
Dá uma conferida no endereço que você colocou. Eu coloquei o endereço exatamente como se escreve aqui no Brasil, sem strets, essas coisas. Vai que o carteiro não é bilingue :).
Bons treinos para você também.

Unknown disse...

OLá Katryny
O que eu poderia lhe dizer neste momento???
Comparando o meu 1 treinamento para minha 1 maratona, com certeza o trabalho que vc realiza é bem melhor estruturado que o meu. Acho que vc fez um trabalho belíssimo, que agora o mais importante é seguir o que o Joka falou: " correr sem neuras". Tenha serenidade para saber o que vc pode fazer no dia da prova e o que não deve. E ai vai minha dica: corra conforme os seus treinos, não queira detonar nos primeiros kms, mantenha um ritmo cadenciado, beba agua, se hidrate, como as frutas, os carboidrato, se tiver que caminhar por alguma dor, pare pegue gelo coloque e tente retornar aso trotes, e faça desta 1 maratona uma experiência única.
Eu não sei o que aconteceu comigo, que eu apaguei geral da memória minha 1 maratona, sei lá.. muita endorfina e muita alegria por ter feito aquilo que eu mais sonhava.
Fica aqui o meu desejo para ti, tudo de maravilhoso nestes 42kms!!! Vou para Argentina, mas lembrarei de vc e enviarei aquela vibe positiva!! BJS, Pri

Milton disse...

Oi Katryny.
Tive uma lesão complicada no joelho quando estava a preparar a minha última maratona.
Uma inflamação no tendão rotuliano. Uma dor mto superficial em cima da rótula. Muito comum em corredores.
O que me foi dito é que essa dor resulta do facto de os quadricipes não acompanharem o aumento da carga de treino.
Recomendação: alongar os tendões laterais que se inserem no joelho antes e depois do treino. Mas alongar bem mesmo! Gelo no final do treino em cima do joelho.
Vais conseguir certamente!
Força,
Milton

Leo Binda disse...

Katryny,

O Milton acima disse tudo: alongamento, e gelo!! Mas pode levar o anti-inflamatório também que não tem problema... mas sendo o Arcoxia... vc tem algum problema cardíaco?

Leo Binda

Sergio disse...

Katryny,
Não sou médico, mas acho que não tem muito problema você tomar o Arcoxia. É também o que eu tomo, pois não agride muito o estômago. No anti-doping você certamente não será pega :) A única coisa é que vai mascarar as dores que você poderia sentir, aumentando o risco de lesões mais graves posteriores. Se for tomar, então, tenha certeza de não forçar muito. Se sentir dor, lembre-se que a dor poderia ser muito maior sem o remédio, então vá devagar...
Bons treinos para você!
abraço,
Sergio Melo
correndocomsaude.blogspot.com

Katryny disse...

Ei Pri, brigadão pela força!!!
Vou ter que chegar em casa e escrever rapidinho para não esquecer a primeira maratona também rsrs.
Beijos e boa viagem!

Katryny disse...

Olá Milton, essa inflamação no tendão rotuliano eu ainda não tinha escutado. Putz, não sabia que existiam tantas dores para uma parte tão pequenina como o joelho rs.
Estou tentando colocar gelo, sei que melhora mas nesse frio é punk né?
beijão

Katryny disse...

Ei Léo, então, até os últimos exames que fiz não constaram nenhum problema cardíaco não. Tinha pensado em levar o Arcoxia para prova, mas será que ele não pode me dar sonolência? só fico preocupada de ficar meio lesada.
Bjos

Katryny disse...

Posso ficar tranquila então né Sérgio, se ganhar em primeiro lugar e tiver que passar pelo anti-doping vou passar na boa? rsrs
Quando a prova passar vou ter que passar por outro check up para ver ainda estou inteira rs.
Bjos

Leo Binda disse...

Katryny,

O Arcoxia não costuma ter como efeito colateral a sonolência. Ele pode sim ter como efeito uma certa sensação de cansaço e tonturas. Mas se você já fez uso dele antes e não teve nada, não há o que ser preocupar.

Ele pode mascarar uma dor importante como disse o Sergio? Pode sim. Mas aí você tem que colocar na balança o benefício de tomar o remédio durante ou antes da prova.

Você mesma escreveu em outros posts que os exames do joelho estão normais, mas continua com uma certa dor. Pergunto: o aquecimento está sendo feito a contendo? E o alongamento após treino? A biodinâmica da corrida está correta para o seu biotipo? O tênis é o adequado? O trabalho de musculação está adequado? O peso corporal está ok para a atividade? Como pode ver são muitos questionamentos, que às vezes só o ortopedista não consegue resolver... Aconselho a procurar um bom fisioterapeuta ou mesmo um médico especializado em medicina do esporte para dar uma outra opnião. (respondo isso como futuro médico e como fisio, hehehe).

Abraço

BALEIAS disse...

Olá Katryny, boa sorte nessa reta final. No dia 17 iremos para um jantar no restaurante La Mole em Botafogo. Tá barato para maratonista e pré-maratonista. Iremos para o restaurante de Botafogo. Se tiver jeito vá lá. Ah! não mexe com remédio não. Na maratona doi tudo mesmo e se doer a ponto de impedir de correr é porque é para parar. Não tome por precaução. Leva dinheiro pro taxi, mas creia, você é guerreira, não vai usar.

Katryny disse...

Quer dizer que agora eu tenho até aconselhamento médico via net??? rsrs
Valeu Leo pelas dicas. Meu maior problema é que não consigo perder peso (na verdade não me esforço muito não sabe, infelizmente). Eu até tento, tento mas tenho um queda gigante por um docinho rs. Já o resto é só integral, verduras e frutas. O acúcar é que me arrebenta e arrebenta meu joelho. Quem sabe quando terminar a próxima década esse problema estará resolvido rs. Nesta última me dediquei ao exercício. Devagar e sempre.
Você conhece algum médico especialist em esporte?

Katryny disse...

Gostei do Guerreira Miguel??(Baleias) rsrs
Espero me comportar como uma guerreira mesmo. Estou me preparando para a Guerra.
E adorei a sugestão do La Mole, já passei o link do restaurante para a galera que vai comigo pra ver se eles topam.
Valeu a dica!
Bjos

Milton disse...

oi Katryny
Espero que já esteja melhor esse joelho.
Qd eu tive a lesão no joelho colocava um saco de ervilhas congeladas em torno do joelho e assim o frio cobre toda a superfície da zona lesionada. É mais confortável e eficaz!
Insiste nos alongamentos antes e depois! Não podes deixar de o fazer!! Inclusivamente no dia da maratona!

FORÇA AÍ! CORAGEM!

Bjs

PS: Tem novas viagens e corridas no meu blog!

Postar um comentário